domingo, 31 de janeiro de 2010

31/01 - 80 km de La Paz (BOL) - Puno (PER)

Pousada Gran Poder

Grande La Paz

Movimento no domingo

Preço de pedágio na BOL

Cidade boliviana divisa entre BOL e PER

Aduana Peruana

Estação de Serviço

Transporte local

Vista Puno (PER)

Chegada em Puno

Desfile na frente do Hotel Itália

Já na avenida principal

Caracteristicas dos povos (Campesinos)

Mais detalhe do desfile, que parece com o nosso carnaval

Às 09:00h saímos para Puno, passamos pela grande La Paz, mesmo sendo domingo, o movimento era intenso (trânsito confuso e muita busina). Seguimos em direção Desaguadeiro (BOL), na ruta tivemos que distribuir "propinas" e na aduana da BOL também, que para variar, muito desorganizada, nos mandavam p cá e p lá. Já no país, vizinho PERU, o trâmite foi demorado, mas tranquilo.
Percorremos 345 km até Puno (PER), onde chegamos às 17:00 h (local, fuso 3 horas); cidade diferente, bonita e aconchegante, tivemos a sorte de pegar o dia da padroeira, com muitos desfiles típicos. Amanhã vamos aos passeios nas ilhas do Lago Titicaca.

30/01- Arica (CHL) - (80 km antes de La Paz) (BOL)

Desauno hotel em Arica

Atração turística da cidade

Vista do hotel, na esquina em azul e branco

Preparando a carga

Praia de Arica

Abastecimento com galões por falta de posto, em Putre

Putre

Animal da região

Neve, vulcões, muito frio, 4800 m de altitude

Chuva e frio

Aduana da Bolívia

Tbm propina

Chuva na BOL

Próximo a La Paz (80 km antes)

ARICA (CHL) faz fronteira com o Peru e pode-se ir à Bolívia tbm, esta cidade revela paisagens impressionantes. Ao percorrermos seus kms, passamos pelo Vale de Luta, parece um cenário desenhado.Saímos de Arica, às 11:10, após avaliarmos as condições climáticas fornecida pelo nosso anjo da guarda (Silvio), abastecemos as motos em Putre (CHL), já na altitude de 3500 m e chegamos até 4800 m na divisa CHL/PER; aduana do CHL prática e tranquila, no entanto a da BOLÍVIA muita demora, propina, frio e chuva, por tudo isso optamos dormir antes de La Paz, pela dificuldade que teríamos de encontrarmos hotel e horário que chegamos e a pousada que dormimos nos foi recomendada na aduana por bolivianos que tbm faziam imigração. O Jorge não jantou devido ter passado muito frio, mais a altitude e as passagens nas aduanas, (ele fica bivolt ,nervosinho). O restante do grupo terminou a noite com um jantar, regado a vinho chileno, pago por Ana e Carlão, rsrsrsrs.

29/01- Iquique (CHL) - Arica (CHL)

Jantar em Iquique

Hotel em Iquique

Devemos ficar atentos, "Tisunami"

Compras no ZOFRI

Compra de pneus saída de Iquique

Parada para àgua

Vale de Luta, nós acima

Vale de Luta, nós abaixo

Rio seco, onde se formam povoados

Chegada em Arica, às 20:30

Iquique (CHL), cidade litorânea, linda e lembra mt o litoral catarinense, porém é banhada pelo oceano Pacífico. Visitamos um shopping (Zofri), apesar de ser zona franca não achamos td isso, mesmo assim alguma compra sempre se faz e às 16:35, saímos para Arica (CHL), Vilson aproveitou para comprar pneu. Este trajeto revelou paisagens impressionantes, uma das que destaco é o Vale de Luta, difícil de descrever a magnitude do lugar; um pouco à frente um povoado construído, ao que parece, no leito de um lugar onde ocorre desgelo em detreminada época do ano . Chegamos em Arica perto das 20:50 h, encontramos com um brasileiro, que nos guiou até o simpático hotel , previamente reservado por nosso amigo Graciano.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

28/01- San Pedro de Atacama (CHL) - Iquique (CHL)

Janta em San Pedro de Atacama

Saída de San Pedro de Atacama

Almoço rápido

Chegada em Tocopilla

Tocopilla

Túnel Ruta 1 CHL

Contraste com o mar

Oceano e montanhas

Visual

Chegada em Iquique

Iquique

Vista de quem chega a Iquique

Avenida costeira

Saímos hj de San Pedro de Atacama 12:00 h, depois de verificarmos a situação climática de alguns lugares que faziam parte do roteiro inicial, partimos, então, para o novo roteiro. Passamos por Calama, Tocopilla e chegamos em IQUIQUE por volta das 20:00 h. A cidade é linda (litorânea), lembra muito nosso litoral catarinense, porém é o Pacífico. Percorremos 490 km com novas paisagens, um contraste simplesmente maravilhoso, entre montanhas desérticas e o oceano.