sábado, 31 de outubro de 2009

3º Encontro - Reunião de São Joaquim

Ponto turistico na Praça Central em São Joaquim

No último final de semana(31-10-09), parte do grupo andino reuniu-se em São Joaquim-SC- a fim de realizar mais alguns acertos, tais como: teste de novos equipamentos(Ana e Carlão), data de saída, outros procedimentos, aquisição de moto nova(Dores e Vilson). E também o grupo ficou sabendo que não desfrutará da companhia do casal Cátia e Silvio que, diga-se "não de passagem" farão muita falta ao grupo. Sem querer ser redundante, como já falou o casal Ana e Carlão; Cátia(tranquila,meiga) Silvio(conhecimento,organização), esperamos, de coração, que esta situação possa ser modificada.

Brinde comemorando chegada da nova moto.

Nosso amigo Graciano sempre firme e fazendo as mediações necessárias com muito humor como no jantar: escolhendo uma parte especial da truta para saborear(... ), fato este que comentou por fone com Natalie.

Serra do Rio do Rastro com chuva

E, nós (Denise e Jorge) sem palavras para descrever momentos como estes, que independente das condições climáticas, quando se reune, o grupo andino está sempre ótimo. Abçs e até muito breve.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tem moto nova no grupo


Vilson achando o caminho pra casa

A alegria é indisfarsável

Reunião almoço em Gravataí

Tem moto nova no grupo do Projeto Andes. Vilson passou esta manhã em Porto Alegre negociando sua XT660 azul, assessorado por ninguém menos que Graciano. Tudo resolvido, os dois almoçaram com Sílvio, Laerte e Jair. Vilson acaba de pegar a Freeway rumo à Santa Catarina.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Projeto Andes Fashion Week


Ana, Carlão, Vilson e Jorge estreando as camisetas. Faça já o seu pedido.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vêm aí as camisetas do Projeto Andes.


Novo blog no ar


Carlão e Ana na Patagônia, com Lago Argentino ao fundo, estão de blog novo

O pessoal do Projeto Andes está mesmo disposto a contar sua versão dos fatos. Mais um blog brotou desse sonho, Carlão e Ana criaram o http://machupichuumsonho.blogspot.com/ no qual vão contar suas histórias. É mais uma bela iniciativa do pessoal que não vê a hora de pegar a estrada rumo aos Andes. O link também está na nossa lista de blogs ao lado.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Testando o equipamento



Carlão e a XT com 165 litros de capacidade de carga


O difícil é controlar a asiedade de ir para os Andes


O casal partindo de Viamão

Carlão e Ana aproveitaram o feriado e botaram os Metzler no asfalto da BR101 e foram de Florianópolis para Pedro Osório, no Rio Grande do Sul, onde mora a família de Carlão. A XT estava toda equipada com baús laterais e banco novos. Na ida passaram em Viamão onde Sílvio, Cátia e Graciano os esperavam com um almoço tipicamente caseiro e gaudério preparado pelo habilidoso Graciano. Arroz com linguiça, feijão mexido e uma couve refogada na manteiga. Diga-se de passagem, uma refeição pouco indicada para quem ainda tinha mais de 300 km pela frente, com o sol a pleno. Depois do banquete Graciano os acompanhou até Tapes, onde foi passar o feriado. Para Ana e Carlão o teste foi completo, no retorno pegaram chuva e descobriram algumas falhas no sistema de impermeabilização de baús e botas. Afinal, é justamente para isso que servem os testes.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A dica de um navegador solitário


Terça, dia 06, Graciano e Sílvio assistiram a palestra "Navegar é Preciso", proferida pelo navegador Amyr Klink. A apresentação, patrocinada pela Fundação CEEE, mostrou um Amyr tímido, mas muito bem humorado, ensinando como administrar empresas ou mesmo a própria vida usando como parâmetro a organização e planejamento de suas viagens pelos oceanos do planeta. Amyr Klink fez, em 1984, a travessia do Atlântico Sul vindo da Africa para o Brasil a remo. Em 1989, navegou até a Antártica e passou um inverno em seu veleiro Paratii preso de propósito no gelo antártico de onde partiu para o Ártico em uma viagem solo de quase dois anos. Em 1998 fez  a mais audaciosa viagem tentada sem êxito por muitos grandes navegadores. Velejou por 141 dias ao redor da Antártica em uma fantástica volta ao mundo através dos mares mais tempestuosos da Terra. Amyr também viajou de moto para Ushuaia na década 70.
Após a apresentação Graciano e Sílvio conversaram com Amyr Klink e descobriram que é possível conhecer a Antártica com baixo custo, partindo de Ushuaia. O navegador indicou que a melhor época é o fim de janeiro e os melhores navios são os noruegueses. "Quem estiver a fim de trabalhar no navio pode até conseguir uma viagem de graça", alertou o mundialmente reconhecido navegador. Os dois moto estradeiros ficaram muito interessados na dica de Amyr Klink.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curiosidades Andinas - Salar de Uyuni


O Salar de Uyuni é aquela mancha branca no sudoeste da Bolívia em uma imagem do Google Earth a mais de 2 mil km da Terra.

 
O Salar inundado no verão


Planície de sal

O Salar de Uyuni, ou Salar de Tunupa, é a maior planície de sal do mundo, com 10,5 mil km2. Está localizado nos departamentos de Potosi e Oruro, no sudoeste da Bolívia, a 3650 m de altitude. Há 40 mil anos o salar fazia parte do lago pré histórico gigante Minchin, que abrangia também o Salar de Coipasa, localizado a noroeste de Uyuni. Presume-se que existam 10 bilhões de toneladas de sal em Uyuni das quais 25 mil são extraídas anualmente. Na vastidão de Uyuni também está a metade das reservas de lítium, metal usado na fabricação de baterias. Devido a seu grande tamanho e superfície lisa quando está coberto de água no verão, o Salar de Uyuni é usado como espelho para testes e calibração de sensores remotos instalados em satélites em órbita da terra.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olha aí o Solo esmerilhando a Colorada.


Graciano e Carlão amaciando as máquinas.


A XT Colorada esperando Carlão e Ana. Jorge e Denise vêm logo atrás, no apoio.



Rumo aos Aparados

Sílvio, Cátia, Graciano e Natalie aguardando a galera de Santa Catarina em Terra de Areia.

Ana, Carlão, Vilson e Das Dores na 101, a caminho dos Aparados da Serra.


Nos Aparados




O Projeto Andes está cheio de novidades. Duas motos novas já estão amaciando pelas estradas do Sul do Brasil como parte dos preparativos para os Andes. Graciano, o primeiro a adquirir a moto para a viagem, foi buscar sua XT660R colorada em São Paulo. Carlão e Ana também já estão de moto nova, uma XT660R preta, muy linda.

Em 19 e 20/09 a turma se reuniu em Cambará do Sul, na belíssima paisagem dos Aparados, na pousada Corucaca. O encontro ocorreu em Terra de Areia, na BR101. Carlão e Ana, de XT que tinha saído da revenda no dia anterior, Vilson e das Dores, de CB 750 Four e Jorge e Denise, de Pajero, vieram de Florianópolis. Graciano e Natalie, na XT Colorada e Sílvio e Cátia, na Falcon guerreira patagônica, vieram de Porto Alegre e Viamão. O grupo subiu até o Café Tainhas pela Rota de Sol num dia perfeito para andar de moto. As duas XTs reluziam, mas não ofuscaram a beleza da CBF 750F do Vilson. O ronco do escapamento da CB Four era o cartão de visitas em cada parada da caravana. Depois de alguns túneis, muitas curvas e polimento em escapamentos e protetores de motor chegou a hora de um pastel clássico no Café Tainhas. Após um papo e alguns pastéis Sílvio e Cátia retornaram para Viamão e os demais foram para Cambará.

Foi um fim de semana memorável com as paisagens alucinantes do cânion da Fortaleza e as belezas da região dos Aparados. Teve encontro com a fauna local, muito sol, vento, passagens por riachos e travessias de lagoas enlameadas. Todos os componentes que servem de aperitivo para a grande viagem. Mais encontros estão a caminho na preparação de equipamentos, corpos e mentes para o desafio andino.